terça-feira, 16 de agosto de 2011

Pelourinho - Salvador



Um bairro de Salvador que se localiza no Centro Histórico da cidade, o qual possui um conjunto arquitetônico colonial barroco português preservado e integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Fundado em 1549 por Tomé de Sousa, primeiro governador-geral do Brasil, que escolheu o lugar onde se localiza o Pelourinho por sua localização estratégica - no alto, próximo ao porto e com uma barreira natural constituída por uma elevação abrupta do terreno, verdadeira muralha de até noventa metros de altura por quinze quilômetros de extensão, facilitando a defesa da cidade. Era um bairro nobre quando foi fundado.
A partir dos anos de 1960, o Pelourinho sofreu um forte processo de degradação, com a modernização da cidade e a transferência de atividades econômicas para outras regiões da capital baiana, o que transformou a região do Centro Histórico em um antro de prostituição e marginalidade.

Ficamos hospedados no Hostel Laranjeiras – Albergue da Juventude, localizado no Pelourinho, em frente a Escola do Olodum.

Toda terça-feira tem show no Pelourinho gratuito, as batidas do Olodum são inacreditáveis, e a construção local favorece a acústica, é simplesmente perfeito.

Mais lá também possui seus fatores negativos, no Pelourinho você não terá muita tranquilidade, onde passávamos tinha alguém oferecendo serviços de alimentação, artesanatos e pedintes. Tenha muito cuidado, porque assalto no Pelô é muito comum (conforme orientação dos policiais da região).


Imagens e texto retirados do google e acervo pessoal.